terça-feira, 17 de setembro de 2013

Ph Ácido ou Alcalino?

Vocês já devem ter visto muita gente recomendar banho de assento com vinagre ou bicarbonato de sódio para aliviar os sintomas da cândida. Mas um tem o efeito exatamente oposto do outro, enquanto o vinagre deixa o ambiente mais ácido, o bicarbonato deixa mais alcalino. Então afinal, a cândida gosta mais de ácido ou básico?
Pesquisei bastante para tentar entender  a relação do ph da vagina com a candidíase. E descobri, para nossa infelicidade, que existem famílias de cândida que preferem ambientes ácido e outras famílias que se desenvolvem em ambientes básicos. Ou seja, temos que descobrir qual o tipo de família que nos importuna antes de começar um tratamento que altere o ph da flora vaginal. A cândida albicans (que é a mais comum) prefere ambientes mais ácidos. Mas então como descobrir qual o tipo de cândida, e qual ambiente ela prefere? Perguntei pro meu ginecologista se existia algum exame para identificar isso e ele disse que existe a cultura que identifica o tipo de cândida, mas o médico tem que pedir para o laboratório identificar a família, porque normalmente os laboratórios não informam isso, informam apenas "cândida sp". Outro detalhe é que normalmente os médicos não acham essa informação de qual ph as nossa visitantes preferem uma informação importante, ou seja, eles não vão pesquisar essa informação pra você porque eles acham que podem te curar com uma pomada...
Existem no entanto algumas coisas que podemos observar no nosso corpo para tentar descobrir se somos mais ácidas ou mais básicas. Acido úrico alto, gastrite, aftas,  isso tudo podem ser sintomas de que seu corpo está ligeiramente ácido. Exames de urina podem detectar facilmente produtos ácidos ou alcalinos e assim descobrir pra que lado está o desequilíbrio (se é que ele existe em você).
O ph ideal do corpo é 7,4 e um desvio de 0,5 tanto pra cima quanto para baixo causaria a morte. O corpo fica o tempo todo tentando equilibrar o ph e a alimentação é o principal perturbador, por isso manter uma dieta saudável é muito recomendado nos nossos casos de candidíase recorrente. A maioria das pessoas possuem um ph mais pra ácido e o corpo prefere um ph ligeiramente mais alcalino. Para regular o ph ácido, o corpo começa a retirar o cálcio dos nossos ossos, isso a longo prazo pode causar osteoporose por exemplo.
Já a vagina possui um ph mais ácido que varia de 3,8 a 4,2. Desequilíbrios hormonais também afetam o ph dessa região, além é claro de sabonetes íntimos. O ph da vagina é mais ácido que o resto do corpo justamente para nos proteger de bactérias indesejáveis que não sobrevivem em ambientes muito ácido.
Eu não sei exatamente quanto a acidez do sangue interfere na acidez da vagina, mas aqui vai algumas dicas sobre a alimentação.
Alimentos que aumentam a acidez:
- Todas as carnes
- Glúten, farinhas em geral
- Bebidas alcoólicas
- Fermento
- Leite - Quem fala pra tomar um copo de leite se estiver com estomago ácido está dando um péssimo conselho, o leite faz o efeito inverso. Outro detalhe, tomar leite para não ter osteoporose é a maior mentira, pois o leite aumenta a acidez e o corpo tira cálcio dos ossos para regular o ph. A minha mãe sempre tomou mais de 1 litro de leite por dia, sempre fez exercício físico e aos 45 anos de idade já apresentava princípio de osteoporose...

Alimentos que diminuem a acidez:
- Todas as Verduras e legumes
- A maioria das frutas, inclusive frutas cítricas. É lógico que se você tomar 2 copos de limonada todos os dias isso vai acabar aumentando sua acidez (além de destruir seus dentes), mas meio limão por dia é recomendado para regular o ph! Nem todo alimento que é ácido na boca vai ser acido no estomago, tenham isso em mente. O tomate é outro alimento que parece ser acido, mas dentro do corpo ele se torna básico.

Eu não sou médica nem nutricionista, e não estou aqui para falar pra vocês pararem de tomar leite ou não comer carne, eu sou a maior carnívora! Mas eu acho que tudo na vida é uma questão de equilíbrio. Se estamos tendo muita cândida (ou uma cândida incurável, que é meu caso), tem algo extremamente desequilibrado na nossa vida. Pode ser a alimentação, pode ser estresse, pode ser tristeza, pode ser tudo junto (desgraça nunca vem sozinha). Então eu acho que o primeiro passo é equilibrar a nossa vida e fazer o que está ao nosso alcance. As vezes não podemos controlar o estresse, nem a ansiedade, mas a alimentação sim! Eu sei que dá trabalho mudar os hábitos alimentares, hoje em dia eu tenho que me programar pra fazer meu pão sem glúten e não saio de caso sem os meus lanchinhos naturais na bolsa, mas no final acho que tudo isso vale a pena. Eu continuo bebendo uma tacinha de vinho por final de semana, e uma vez por mês me dou ao direito de comer um docinho cheio de chocolate, açúcar, glúten e leite. Mas faço tudo com muita moderação, antigamente comia doces sempre e bebia socialmente de quinta a domingo. Eu não achava que tinha uma vida desregrada até chegar ao fundo do poço e ter que mudar tudo radicalmente. Hoje em dia nem sinto que estou 'fazendo dieta', já incorporei isso na minha rotina e já tive uma grande melhora.



45 comentários:

  1. Super legal seu artigo, sou bióloga estava procurando o pH do fungo que tanto incomoda, parabéns , ajudou muito.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do seu post e da proposta do blog! É um tema muito válido para nós mulheres, que sofremos tanto com esse fungo. Parabéns. Acompanharei o blog.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom! Seu pão sem glúten vai fermento biológico? Fico na dúvida se vale a pena fazer. Bjus fica com Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu coloco fermento biológico sim, mas já fiz com fermento quimico e não ficou ruim não. Eu acho q vale a pena tentar algumas receitas e ver se o trabalho de faze-los toda semana compensa.
      bjss

      Excluir
    2. Você poderia nos passar sua receita de pão sem glúten?

      Excluir
    3. Olha, coloca leite de magnésia. Agita bem antes de usar, coloca na vagina, na região externa e interna e espera secar. Durma sem calacinha.
      Vai equilibrar o PH e aliviar bastante os sintomas.
      Mas.... Cuidado! Se tiver ferida, pode arder!

      Excluir
    4. Fantástica a sua observação! Realmente a maioria dos médicos prescrevem logo uma pomada vaginal e um medicamento por via oral, até porque os laboratórios não identificam o tipo de candida, enquanto isso a gente fica em um beco sem saida, o que nos resta r manter uma alimentação saudavel.

      Excluir
  4. Estou a 2semana já tomei dois fluconazol usei pomada daí menstruei e parece q tá coçando Ñ sei mais.o q fazer me.ajudem por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daiane,
      A 1ª coisa a fazer é procurar um ginecologista. Ele vai te orientar nos cuidados basicos para a candida não voltar, vai fazer um exame para ver se o seu problema é mesmo candidíase e vai te passar alguns remédios.
      - Seu namorado/marido também tomou o fluconazol? Isso é importante, pois pode ser que vc tenha passado pra ele e agora ele passou de volta pra vc. É importante os 2 tomarem o fluconazol.
      - Qual a pomada você passou? pode ser que ela não tenha sido forte o suficiente. Pergunte para seu ginecologista se ele recomenda alguma mais forte.
      É normal a candida piorar no periodo pre-mestrual e mestrual. mas ela deveria diminuir bastante depois de passar a pomada.

      Excluir
    2. Usei iogurte natural injete com uma seringa sem agulha e coloque um absorvente interno. Use no mínimo 03 horas. Depois me conte o resultado.

      Excluir
    3. Usei iogurte natural injete com uma seringa sem agulha e coloque um absorvente interno. Use no mínimo 03 horas. Depois me conte o resultado.

      Excluir
  5. Oiii estou com problema de corrimento, tem odor e provoca ardência, as vezes coça e sempre sinto fortes cólicas, sem falar que há três meses não menstruo....o que faço??

    ResponderExcluir
  6. Oiii estou com problema de corrimento, tem odor e provoca ardência, as vezes coça e sempre sinto fortes cólicas, sem falar que há três meses não menstruo....o que faço??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure um ginecologista urgente pelo que tu disse tem algo errado aí pois três meses sem menstruar e com cólicas não é normal.

      Excluir
  7. Se a sua flora bacteriana estiver em desequilibrio com a flora fungica do corpo (Candida), e seu nivel de bacteria estiver baixo no organismo, voce vai acabar sendo atacada pelos fungos. E tbm os nives baixo de vitamina b12 tbm pode influenciar. Vou te dar uns links para voce tirar suas proprias conclusoes.
    http://www.colgate.com.br/pt/br/oc/oral-health/conditions/cavities/article/ada-03-bacterium-and-fungus-team-may-cause-early-childhood-caries
    http://candidiase.com/sintomas-da-candidiase/

    http://www.mdsaude.com/2009/01/o-que-e-candidiase.html
    https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Vitamina_B12

    Qualquer coisa meu email paulapsippy@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Por favor me responda. Estou desesperada com candidíase que nao passa, já usei várias pomadas, remédios e os médicos não descobrem como passar. Por favor me ajude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu tb estava sofrendo muito, fui a um homeopata que me receitou uma fórmula para cândida (tem o mesmo nome da maldita) uma para imunidade é uma para ansiedade pois sou muito ansiosa. Quase não tenho sentido sintomas, ainda estou no tratamento... Melhorou 90% em 15 dias...

      Excluir
  9. oi amadas!eu estava com esse mal da cândida,eu melhorei muito tomando iogurte natural e aquele famoso com lactobacilos vivo passei até lá dentro o iogurte natural melhorá muito alho lá tbm mata tds os fungos bicarbonato de sódio com água pra lavar quando usar o banheiro,pra ir dormir passar vinagre de maçã diluir com água... usar sabonete íntimo depilar,dormir sem calcinha,secar bem à região... enfim,se ajudei,espero que sim amém! bjss fica na paz de Jesus!!!

    ResponderExcluir
  10. oi amadas!eu estava com esse mal da cândida,eu melhorei muito tomando iogurte natural e aquele famoso com lactobacilos vivo passei até lá dentro o iogurte natural melhorá muito alho lá tbm mata tds os fungos bicarbonato de sódio com água pra lavar quando usar o banheiro,pra ir dormir passar vinagre de maçã diluir com água... usar sabonete íntimo depilar,dormir sem calcinha,secar bem à região... enfim,se ajudei,espero que sim amém! bjss fica na paz de Jesus!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim.Também tenho uma boa melhora quando tomo lactobacilos vivos antes das refeições,mas aprendi a preparar iorgute natural com um fermento chamado "Bio rich"

      Excluir
  11. Estou gestante e com candidíase que persiste por toda gravidez. Sofrimento! Estou lavando a vagina com bicarbonato de sódio (insiro cerca de 50 ml de água com uma colher de chá de bicarbonato utilizando uma ducha vaginal), cortei açúcares e privilegio carboidratos integrais e de baixo índice glicêmico. A melhora foi quase imediata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, como fez para estabilizar a sua vagina? Estou assim vai para os quatro meses. Já fui a médicos e nada. Começo a achar que estou com ph alterado. Quanto tempo fez a ducha? Obrigada

      Excluir
  12. Bom dia!Desenvolvi uma candidiase recorrente por culpa dos medicos que só me prescreviam antibioticos.Só estou melhorando desde que comecei a seguir uma dieta pobrissima em açucares(todos),carboidratos,amidos,trigo,alimentos fermentados,alimentos industrializados,molhos em geral(industrializados),frutas oleaginosas,cafeína(todos os alimentos que contem).Tomo no jejum da manha uma colher de oleo de coco extra virgem,no café da manha dois ovos cozidos ou omelete(com pedaços de folhas de cebolinha),chas de banchá e camomila(1h apos as refeiçoes),muita agua,no almoço e jantar(salada com azeite de oliva e carne magra),no lanche da tarde(um pedaço de coco natural),no desjejum da noite(leite de amendoas ou suco da polpa natural de acerola),tudo sem adoção de nenhum tipo de açucar.Demora no minino 3 meses para matar e eliminar a superpolucão de candida do organismo,mas a dieta vale a pena.Aos poucos vou introduzindo outros alimentos e observando os efeitos.

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pelo trabalho que está desempenhando.

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pelo trabalho que está desempenhando.

    ResponderExcluir
  15. Gente, o texto está cheio de erros, qualquer um que entenda um pouco mais da fisiologia humana veria que não tem base científica nenhuma.

    Dica: procurem informações em fontes mais confiáveis, o ministério da saúde mesmo dispõe manuais que vai lhes acrescentar muito mais que um texto tendencioso desses.

    ResponderExcluir
  16. Como frutas cítricas diminuem a acidez? Minha ginecologista falou justamente para evitar frutas cítricas, até mesmo o tomate

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O suco do limao(sem acucar) se torna alcalino no organismo

      Excluir
  17. Estou com isso. Peguei de uma garota há 6 anos e as vezes volta. Sempre continha com cetoconazol, mas dessa vez usei a pomada errada por engano (tudo de cor igual)e piorou. Tinha lido sobre os fungos usarem nosso açúcar e tal...bom saber que deu resultado. Vamos cortar carboidratos então!(de novo,terminei uma dieta sem carboidrato a 2 meses)
    Acredito que o gatilho dessa vez possa ser uma dextrose que inventei pra ajudar durante o treino. :-(
    Sobre a acidez eu acho que está normal, quando está alta meus pés racham.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conseguiu resolver? Também apresenta sintomas de ir toda hora no banheiro? Eu achava que estava com infecção urinária, mas acabei descobrindo que os antibióticos acabam causando esse problema com fungos. Só acho estranho que uns dizem pra usar bicarbonato e outras pessoas indicam vinagre, sendo que os dois são opostos, a gente fica sem saber o que fazer.

      Excluir
    2. Conseguiu resolver? Também apresenta sintomas de ir toda hora no banheiro? Eu achava que estava com infecção urinária, mas acabei descobrindo que os antibióticos acabam causando esse problema com fungos. Só acho estranho que uns dizem pra usar bicarbonato e outras pessoas indicam vinagre, sendo que os dois são opostos, a gente fica sem saber o que fazer.

      Excluir
  18. Estou com isso. Peguei de uma garota há 6 anos e as vezes volta. Sempre continha com cetoconazol, mas dessa vez usei a pomada errada por engano (tudo de cor igual)e piorou. Tinha lido sobre os fungos usarem nosso açúcar e tal...bom saber que deu resultado. Vamos cortar carboidratos então!(de novo,terminei uma dieta sem carboidrato a 2 meses)
    Acredito que o gatilho dessa vez possa ser uma dextrose que inventei pra ajudar durante o treino. :-(
    Sobre a acidez eu acho que está normal, quando está alta meus pés racham.

    ResponderExcluir
  19. Gente, a questão de aumentar a imunidade pode ajudar e muito, além de remédios homeopáticos e também uma tentativa de mudar o ph vaginal mas nada de se auto medicar galera! Procurem sempre um profissional da área!

    ResponderExcluir
  20. Devemos ter cautela quando o assunto é saúde. O fato dé uma pessoa está sofrendo com alguma enfermidade não se pode dá ouvidos à qualquer experiência de leigos. Temos a quem recorrer. Aos médicos. Deus seja convosco.

    ResponderExcluir
  21. Ola achei super interessante o seu post mas so dando uma dica. Sou estudante de nutrição e na verdade o leite se usado na medida 3 porções do mesmo ou derivados por dia não e o suficiente para acidificar o meio e ele e a melhor fonte biodisponivel de calcio porem este e um mineral q não se "acumula" no corpo ou seja não adianta tomar 10l de leite para ter calcio se precisamos apenas de um terço disso alem de q o cálcio so se fixa junto com a vitamina D q provavelmente foi o caso da sua mae. Foi so uma diquinha pq e interessante trocar MOS informações parabéns pelo seu trabalho

    ResponderExcluir
  22. ja fui no gimecologistra mais ainda nao tou boa continua

    ResponderExcluir
  23. ja fui no gimecologistra mais ainda nao tou boa continua

    ResponderExcluir
  24. Nem bicarbonato,nem vinagre.Expremo meio limao em um copo de agua e bebo no jejum.

    ResponderExcluir
  25. Nossa que maravilha esse post!!! Obrigado

    ResponderExcluir
  26. Conseguir controlar de vez essa praga engraçado com esse comentario de internet. Lia varios artigos científicos e varios blogs sobre isso..mais oq eu vi trazer resultado foi um tratamento com limao. E ate agora tem dado ceryo5..nunca mais tomei nada de remedio nem pomadas. E olhe que esse mau peguei de inúmeros Antibioticos que tomei devido a uma peste de um dente siso que arrasquei e tive problemas. Enfim quase 1 ano com isso encontrei algo que eu vi testei e ate agora esta dando certo. 7 dias lavei com limao depois 1 dia sim um dia nao por 7 dias e depois de vez enquando preferencialmente qd a mestruacao ta indo embora pronto e por 1 mes tomei vitamina c todo dia, duma vez ou outra suplemento com vitamina c
    Mais informações podem mandar msg no instagran q respondo. Do mesmo jeito q me livrei desse mau vc tb vai se livrar. Detalhe a alimentacao tb é importante nao cortei muito mais acrescentei muita fruta e verduras ou seja dieta normal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como faço pra falar com vc? Eu já tinha ouvido sobre o lavar com o limão...mas vc lavava apenas superficialmente?

      Excluir
  27. Parabéns pelo post, estou sofrendo de novo com esse problema pois estava tomando antibiótico. Tenho uma dieta bem equilibrada, mas adorei saber mais e descobrir formas de prevenir esse incomodo. Amanha começarei a tratar com limão, e bicarbonato. Grata!

    ResponderExcluir
  28. Além da dieta para cortar a acidez e deixar o organismo neutro-levemente alcalino,tomo o homeopático CANDIDA ALBICANS 30CH

    ResponderExcluir
  29. Boa noite amigos!
    Sofro de cândida a anos, e meu sonho é me livrar dessa praga.
    Gostaria de mais informações, sobre o uso do limão. Podem me ajudar?
    Desde já, Agradeço.

    ResponderExcluir