quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Gravidez sem Glutén e sem leite

Andei meio sumida por conta de todas essas novidades que estão acontecendo comigo. Como toda mãe de primeira viagem, fico perdidinha nesse novo mundo que estou entrando. Sempre que tinha um tempo livre eu dormia ou ficava pesquisando sobre bebês, carrinhos, gravidez, etc...
Mas agora vou deixá-las atualizadas.

Essa semana completei 3 meses de gravidez e já sei o sexo: MENINO. O primeiro de uma família só de mulheres (tenho 4 irmãs e 1 sobrinha). Fiz o exame de sexagem com 8 semanas pelo plano de saúde, no laboratório A+ (Rio de Janeiro).

São exatos 3 meses sem Candida! Uhullll!Depois de quase 2 anos com esse tormento todos os meses nem consigo acreditar que não tem nem um vestígio delas! E olha que dizem que na gravidez elas pioram. Comigo está tudo indo a mil maravilhas. Porém eu continuo tentando seguir a minha dieta sem glutén e sem leite por 3 motivos básico:

1º pra cândida não voltar

2º porque eu tenho hipotireoidismos de Hashimoto, uma doença auto-imune que piora quando como glúten. E os hormônios da tireoide são muito importantes durante a gravidez, então não posso me descuidar deles.

3º porque nos meus exames pre-natal deu muito anticorpo contra a cardiolipina. Esse excesso de anticorpo está associado a abortos, trombose, pre-eclampsia, ou seja, tudo de ruim para uma grávida. Mas esse anticorpo sozinho não significa nada, por isso não preciso tomar nenhum remédio nem me preocupar, apenas controlar meu sistema imunológico para ele parar de atacar meu próprio corpo e principalmente não atacar a placenta. Conclusão: mais uma doença auto-imune.

O glúten está associado a diversas doenças auto-imunes. Com o consumo elevado do glúten ele começa a grudar na parede do intestino diminuindo a absorção de nutrientes e desencadeando uma série de outros problemas que a princípio não parecem ter relação nenhuma: dores nas articulações, depressão, obesidade, baixa no sistema imunológico, deficiência de cálcio, alergias e doenças auto-imunes. Ou seja um desequilíbrio geral no corpo. Eu acredito que antes de começar essa dieta, eu estava completamente intoxicada por esse alimento. Os médicos dizem que 3 meses de dieta rigorosa (sem comer NADA de glúten) podem limpar o organismo. Depois desses 3 meses a pessoa pode se dar ao luxo de comer um pão uma vez por semana. Mas voltar a comer pão todos os dias, nem pensar!

Eu já estou nessa fase de manutenção, uma vez por semana me dou ao luxo de comer uma besteira. Mas nada de exageros.

Quanto ao leite, eu também não estou sendo muito rigorosa não. Minha nutricionista me liberou para comer queijos que não sejam de vaca também 1 vez por semana. O leite é importante para a grávida por causa do cálcio, mas meu exame deu maravilhoso, ou seja, não preciso de suplementação em cálcio. O leite de vaca continua proibido porque ele é o que tem mais caseína (proteína de difícil digestão).

No começo do post eu coloquei que estou "tentando" manter essa dieta. Não estou sendo radical com nada, acho que o importante é eu me sentir bem e feliz. Parece que durante a gravidez todos os alimentos ficam muito mais gostosos, tenho comido tudo com muito prazer. E quando me libero essas pequenas escapulidas da dieta, é sempre com algo que seja muito saboroso e que vai me dar muito prazer.

O importante é manter um equilíbrio e ser feliz!











13 comentários:

  1. Oi Paulinha, vamos conversar de candidíase aqui ne, pois temos que tentar ter uma vida "normal". Estou super feliz de ter conhecido sua carinha, e dizer pra vc que tive meu primeiro filho com 27 anos e hj ele tem 12 e esta um rapazinho, nem acredito. Estou feliz tambem pois parece que as estrategias dos médicos ( estou tratando com 2 medicos, um urologista e meu gineco ) já estão surgindo algum efeito, descobri que minha glicemia esta um pouco alterada e vou fazer uma serie de exames mais detalhados de glicose pra descartamos uma pre diabetes, e uma serie de exames de alergia alimentar (descobri que meu gineco é nutrólogo também ) e usando camisinha. Gracas a Deus nao tenho mias coceiras e a ardencia passou com capsulas de cramberry e sabonete intimo manipulado de cetaconazol, 1 comprimido de fluconazol uma vez por mes durante 6 meses e duas caixas de enax pra melhorar a imunidade. vamos fazer uma viagem e passar o Natal em uma pousada em uma cidade bem tranquila ha uns 300km de goiania nas margens do rio Araguaia, ja ouviu falar? suponho que relaxando e descansando minha cabeca eu melhoro.

    Depois de mais noticias e pode ficar a vontade no meu face.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvia,
      Que bom que as coisas estão melhorando pra você também!
      Com certeza viajar, tirar férias e relaxar é um ótimo remédio :)
      Interessante o sabonete intimo de cetoconazol, nunca tinha ouvido falar.
      Eu adoro cramberry, como eu tinha muita infecção urinário tenho um costume de tomar suco e comer essa fruta seca, são ótimos lanchinhos da tarde, como eles caros eu revezo, uma semana eu tomo meio copo do suco por dia e a na outra eu como cramberry seco. Mas nunca tinha ouvido falar na relação dessa fruta com candidíase, apenas com a infecção urinária.
      Bom Natal e Feliz ano novo!!!
      Que o ano que vem seja um ano cheio de saúde para todas nós!!!!!

      Excluir
  2. Ola.
    gostaria saber apenas um coisa. pode se consumir chocolate sem gluten e adição de açúcar com a cândida ?
    Muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Julia,
      Chocolate normalmente não tem glúten, e sim leite. O leite causa muito muco dentro do nosso corpo o que favorece a cândida. Mas o chocolate amargo (que não é ao leite) não tem problema ser consumido. Quanto mais amargo melhor. Eu gosto muito do 75% cacau.
      Um bom substituto para o chocolate é a alfarroba. Já provou? É uma fruta (como o cacau) e que as industrias não precisam colocar leite para ela ficar com a consistência do nosso chocolate.
      Uma ótima dica de café da manhã ou lanche da tarde é tapioca com creme de alfarroba. Fica maravilhoso! Você pode comprar a alfarroba no mundo verde ou carioca zen (aqui no Rio).
      Boa sorte!

      Excluir
  3. Oi Pulinha, vi sua barriguinha, esta linda parabéns, você esta fazendo sua lição direitinho, espero que depois que o bebe nascer você consiga dar seguimento. Na nossa ultima conversa eu estava bem melhor, sem sintomas somente com um corrimento e fazendo tratamento com dois médicos. Pois e meus exames deram ótimos e meu urologista pediu pra voltar com 3 meses e meu gineco liberou ate a camisinha. Ai aconteceu o inesperado, como meu urologista havia me prevenido acho que meu problema não esta somente comigo... depois de 2 finais de semanas tendo relação sem camisinha(meu esposo só vem aos finais de semana em casa) voltou tudo a coceira as ardências... Agora com um casamento de 20 anos não estou conseguindo convencer meu esposo que ele talvez tenha que fazer uma cirurgia de fimose, pois isso pode ser uma das hipóteses do medico. Agora estou me preparando pra reiniciar a dieta radical, pois meus exames não deram alergia a nada. Cortar o açúcar , o leite e o carboidrato novamente, e seguir com o combate que deu certo, sabonete com cetoconazol, probióticos, capsulas de canbrerry, fluconazol e muita reza e paciência. Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvia,
      Meu bebê está crescendo muito rápido e saudável! E o melhor de tudo, estou livre da cândida desde que engravidei! Isso é incrível!
      Sei como é frustrante toda vez que a maldita volta, e ficamos tentando buscar as possíveis causas. Um dos ginecos que procurei durante minhas crises também recomendou que meu marido fizesse operação de fimose, mas pra ser bem sincera isso seria feito em ultimo caso. Para o homem já adulto fazer essa operação é muito dolorosa e com demorada recuperação. Tive um amigo meu que teve que fazer recentemente e foi bem complicado pra ele. Mexe muito com o psicológico deles. Alias, estava tendo uma conversa com meu marido essa semana pq sou a favor de circuncisar nosso filho (mesmo não sendo judia), mas ele é totalmente contra.
      Voltando para o problema da candida, realmente o penis não circuncisado tem mais pele e mais lugares escuros e úmidos que os fungos gostam de viver, mas isso não quer dizer que seu marido seja a fonte da sua candida. Ele deve sim fazer um tratamento como você, mas acho que qualquer operação é algo muito radical. Vamos tentar eliminar todas as possibilidades sem intervenção cirúrgica antes. Meu marido ficava com o penis "queimado" por causa da candida, por isso ele tinha de além de tomar os remédios orais, também passar pomada antifungica no local. Uma boa dica para eles é secar bem a região depois do banho, pois eles tem mais pelos do a gente, então colocar um secador de cabelo rapidinho é super válido.
      Não fique pensando que ele é a causa dos seus problemas, as nossas crises são tão ruins pra eles quanto pra gente, e o sexo realmente piora a situação independente do penis está contaminado ou não. É preciso ter muita conversa.
      Uma vez ouvi dizer que sexo significa 20% para um casamento quando tudo está indo bem, mas que vira 80% quando tem algo errado. Acho isso muito verdade. É preciso ter muita compreensão, paciência e principalmente conversa quando se trata de sexo. A candidíase cronica acaba com nossa alto estima, esse é o momento que você e seu marido devem se unir mais.
      Boa sorte!!!!

      Excluir
  4. oi paulinha passei para deixar uma recado que pode ajudar muitas pessoas, você deve saber um pouco da minha historia sobre a minha ardência na vagina. depois te 4 anos sofrendo com uma ardor na vagina que nunca passar e dia e noite sem parar, ai resolvir ir em uma ginecologista em montes claros MG, fiz os exames de cultura de candidiase, urina não deu nada, fiz uma prevençao que nunca outra medica colheu dentro de mim e descobriu que eu tenho problema chamado FLORA DE DODERLEIN AUMENTADA COM CITÓLISE.
    e porque tenho muito lactobacilos na vagina ai sinto essa ardência. ela passou um ovulo manipulado para eu colocar 3 vezes por semana durante 8 meses, mas pode curar antes.

    vou postar o que falar no dicionario:

    Significado de Citólise:


    A flora vaginal normal é constituída, principalmente, por bacilos de Döderlein. Os lactobacilos utilizam o glicogênio celular transformando-o em ácido láctico, principal guardião da cavidade vaginal contra as infecções. Às vezes determinam um fenômeno chamado de citólise. A citólise é a destruição do citoplasma de células da camada intermediária pelo efeito do baixo pH. Este fenômeno é normal quando discreto

    o aumento desta flora pode determinar o aparecimento de corrimentos tendo como queixa principal fluxo vaginal anormal, ardor ou prurido vaginal.

    vou começar o tratamento depois falo como estou sentindo, mas estou muito feliz de descobrir que não tenho candidíase, a medica falou que tem muitos exames de prevenção que não colher direito ai nunca descobrir e sempre da candidíase nos exames de rotina.
    mas vou continuar com a dieta de sonia esta sendo bom para o meu problema.

    sera que eu tomava muito leite por isso que aumento os lactobacilos se souber algo me fala paulinha.

    beijossssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brunaaaaa, preciso do seu contato urgente! Sofro disso ha mais de um ano, tenho exstamente o q descreveu. O seu tratamento resolveu? Me oassa seu e mail, por favor! Grata.

      Excluir
  5. oi paulinha eu achei uma site muito bom que falou sobre a candidiase vou postar:

    Vaginose citolítica

    Os sintomas são semelhantes aos da candidíase vaginal, sendo por esta muitas vezes, confundida. Os sintomas seriam causados pôr substâncias irritativas oriundas do citoplasma de células intermediárias lisadas pela atividade de bactérias.

    Os critérios diagnósticos da vaginose citolítica são:

    •Ausência de Trichomonas, Gardnerella, Cândida, Mobiluncus, etc.

    •Número aumentado de lactobacilos

    •Número reduzido de leucócitos

    •Destruição de alto número de células intermediárias com seus núcleos desnudos (citólise)

    •pH vaginal entre 3,5 e 4,5

    Protocolo de Atenção Integral à Saúde da Mulher15

    •Corrimento branco homogêneo, com prurido e ardência, podendo causar não raras vezes disúria e dispareunia.

    Tratamento

    Depois de descartada a presença de candidíase e outras afecções, feito o diagnóstico de vaginose citolítica, a intensão é alcalinizar o meio vaginal. Isso é conseguido através do uso de óvulos de bicarbonato (feitos em algumas farmácias de manipulação) ou ainda com “duchas vaginais” com bicarbonato de sódio durante 10 dias.

    Em 1 litro de água destilada, a paciente deve dissolver 1 colher de sopa cheia de bicarbonato de sódio. Com uma seringa descartável a solução deve ser aplicada via vaginal, 1 vez por dia durante pelo menos 10 dias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna,
      Obrigada pelas informações!!!
      É muito importante a gente compartilhar nossos conhecimentos.
      Já tinha ouvido falar desse excesso de doderlain na flora vaginal o que poderia acarretar num falso diagnóstico de candida, mas não sabia que exames fazer para confirmar essa suspeita.

      Durante a gravidez não estou tento candidíase, mas sempre que tenho relação meus lábios vaginais ficam bem vermelhos por dentro, como se tivessem queimados. Amanhã vou na ginecologista para ela dar uma olhada...Tomara que não seja nada importante, tomara que seja só por conta da fricção.
      Mas de resto a gravidez vai a mil maravilhas! Já estou sentindo meu baby mexer. É muito gostoso!!!

      Depois conta se esse tratamento resolveu seu problema.

      bjsss

      Excluir
    2. Brunaaaaa, preciso do seu contato urgenteeeeee!

      Excluir
    3. oi ró o meu mail: brunacaires24@gmail.com

      Excluir
  6. BRUNA ESSE OVULO QUE VOCE CITA QUE USOU É DE QUE? TENHO ARDENCIA A 4 ANOS TBM

    ResponderExcluir